O projecto Coopera+

Bem-vindo ao Projecto Coopera+


O projecto Coopera+ é um projecto europeu (co-financiado pelo Programa de Cooperação Territorial ESPANHA - PORTUGAL 2007 -2013), que tem o objectivo de densenvolver actividades que contribuam para o fomento e a consolidação das empresas cooperativas na Euro-região Galíiza-Norte de Portugal, com o fim de gerar mais e melhor emprego , através da realização de ações de aconselhamento, formação e informação dos diferentes agentes galegos e portugueses envolvidos na promoção do cooperativismo e da economia social.

Justificação da necessidade

Na Euro-reegião Galiza-Norte de Portugal existem perto de 2.000 cooperativas que empregam por volta do 2% da população activa da região. Trata-se, aliás, de um emprego muito estável e de qualidade, no qual potenciam-se os conhecimentos e competências dos parceiros e que contribue para o desenvolvimento local.

Mas apesar do potencial das cooperativas como motor de emprego e estabilidade social da Eurorregión, são várias as barreiras que podem interromper o seu desenvolvimento, sendo as principais:

· Não há suficientes serviços de aconselhamento pro-activo para a articulação de cooperativas como via de inserção profissional. Este tipo de serviços dirigiram-se tradicionalmente às pequenas e médias empresas, em geral, mas o sector cooperativo não conta com uma atenção específica neste sentido, uma atenção que é necessária pelas suas características especiais.

· Existe uma baixa capacitação ou inadequação às necessidades do mercado dos profissionais das cooperativas, porque a maior parte destas surgem como uma actividade empreendedora, impulsionada pelos promotores, mas sem a formação necessária em muitos casos, o que acaba por produzir preocupantes taxas de mortalidade empresarial próximas ou acima de 50%, junto com uma escassa abertura ao mercado, pelo que se faz necessário desenvolver ações de apoio às cooperativas que contribuam para atenuar esta debilidade, tais como serviços de apoio e aconselhamento que permitam a melhoria do funcionamento e das estruturas das cooperativas .

· Destaca-se também a baixa introdução de aspectos inovadores na gestão e comercialização de produtos bem como o desconhecimento do mercado, o que redunda em falta de competitividade das cooperativas, fator fundamental para sobreviver em um ambiente globalizado como o atual. Para isso é necessário apoiar as cooperativas em medidas inovadoras na sua gestão interna, assim como na comercialização e internacionalização de seus produtos e / ou serviços

· Tudo isso somado ao isolamento que significa o fato de que muitas dessas cooperativas se situam principalmente em um ambiente rural, longe dos principais circuitos comerciais e de inovação empresarial.

Objectivo geral do projecto

Articular medidas que contribuam para o fomento de cooperativas e para a consolidação destas na Euro-região, a fim de gerar mais e melhores empregos na Euro-região Galícia - Norte de Portugal.